Trabalhos, brindes, Pascoa





Backyardigans Biscuit


Backyardigans feitos em biscuit, perfeito como lembrança de aniversário, brindes, ou decoração de quarto de criança.

Biscuit

0 comentários

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Biscuit ou Porcelana Fria é conhecido como arte de modelar utilizando um tipo de massa a partir da mistura de amido de milho, cola branca para porcelana fria, limão ou vinagre e vaselina. Este tipo de massa também é conhecida como porcelana fria, pois não precisa ser cozida em forno e seca em contato com o ar.

O biscuit é uma massa de fácil modelagem manual, aceitando tingimento e pintura com diversos tipos de tintas e corantes.

Modos de Preparo

Estes são os modos de preparo da massa

Ingredientes

  • 02 xícaras de chá de cola branca própria para porcelana fria (biscuit)
  • 02 xícaras de chá de amido de milho
  • 02 colheres de sopa de vaselina líquida
  • 01 colher de sopa de caldo de limão ou vinagre
  • 01 colher de sopa de creme hidratante sem silicone, que será utilizada para sovar a massa após o cozimento

Modo de preparo no forno de microondas

Dependendo da potência do seu microondas o tempo de cozimento pode variar entre 1 min e 30 segundos até 10 minutos. Faça um teste na primeira vez que cozinhar a massa, tirando a massa e mexendo a cada trinta segundos, para que ela não passe do ponto.

Misture todos os ingredientes, leve ao microondas por 3 minutos (em média) na potência máxima e mexa a cada 1 minuto.

Modo de preparo no fogão

Misture todos os ingredientes mexendo com uma colher de pau (específica para fazer a massa - não misture com o restante da louça) até desprender do fundo da panela (antiaderente) sem estar totalmente ressecada, isto é, com um pouco de cola mole. Para quem já fez massa de coxinha (salgadinho) o ponto é o mesmo.

Sovando a massa

Após o cozimento, espalhe o creme nas mãos e em uma superfície lisa e fria (pia da cozinha por exemplo ou bancada de mármore) e sove como massa de pão. Cuidado com o calor da massa para não queimar as mãos.

Dicas

A massa tem que ser sovada enquanto está quente, para ficar macia e elástica. Depois de sovada (a massa já estará morna) guarde-a em um saco plástico limpo, livre de poeiras e gorduras. Deixe a massa descansar por um dia. Retire a massa do saco plástico, seque-a e guarde em um novo saco plástico. Depois é só tingir com a cor desejada e modelar a vontade. Também pode ser modelada com a massa natural (essa que acabou de ser explicada) e ser pintada depois de seca com tinta látex, acrílica e também tinta a óleo. Estas mesmas tintas podem ser usadas para tingir a massa.

Outra opção para armazenar a massa é utilizando potes de plástico. O procedimento é praticamente o mesmo acima, só trocando o saco plástico pelos potes.

TINGINDO A MASSA DE BISCUIT:

Para tingir a massa, a tinta para tecido é a mais usada. Usam também tinta a óleo, porém essa contém metais pesados em sua fórmula e pode fazer mal a sua saúde caso usado com freqüência. Uso também pigmento corante líquido encontrado em qualquer casa de tintas para fazer cores básicas mais vivas. Existem outras opções, mas não convêm falar todas aqui. Para tingir, misture um pouco de tinta a massa e sove até chegar à cor desejada, lembre sempre que a massa escurece até 3 vezes quando ela seca, então não coloque muita tinta, pois trabalhos com muita tinta costumam rachar. Hoje em dia, algumas empresas disponibilizam também corantes especiais para biscuit em pó, vale a pena testar.

CONSERVANDO A MASSA DE BISCUIT:

Para guardar sua massa, coloque em um saco plástico e retire TODO o ar de dentro, guarde em um pote fechado, potes escuros ajudam ainda mais a conservar a massa, pois não deixa a luz entrar.